segunda-feira, 16 de maio de 2016

A importância do esporte na escola

A escola é a segunda instituição mais importante no processo de mediação entre o conhecimento do meio com o indivíduo, vem depois da família, e tem o papel de educar, promover a socialização, cuidar e transmitir conhecimentos técnico-científicos, artísticos, culturais, morais e de habilidades cognitivas.

A escola da contemporaneidade exige uma maior habilidade de sua gestão. A diversidade de competências é um desafio que exige uma dinâmica constante, baseada na formação continuada, em programas especiais e nos esforços conjunto de toda comunidade escolar.

A prática esportiva na escola favorece a convivência com a diversidade, implica o respeito, o reconhecimento e a valorização do outro. Segundo o professor de Educação Física, Nilson Pereira de Oliveira, "o objetivo dos esportes na escola é agregar esses alunos para uma melhor socialização  e que eles obtenham não só no esporte, mas também nos estudos uma melhoria. Trabalhamos isso com a coordenação, quem não tiver bom comportamento e estiver ruim nos estudos deixa de participar dos campeonatos."

O professor, em geral, é um dos principais envolvidos nas relações sociais, tendo como papel principal o de promover a compreensão e a apreensão de conhecimentos e valores. A escola Carlos Vilhalva tem desenvolvido um importante trabalho de valorização da prática esportiva e, diariamente, acontecem entre os envolvidos jogos e torneios nas mais diferentes modalidades, como: tênis de mesa, futsal masculino e feminino, voleibol feminino e masculino, badminton, ballet, jazz,
entre outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário